post

As condições ideais para que as árvores de café prosperem são encontradas em todo o mundo ao longo da zona Equatorial chamada “O Cinturão de feijão”, localizado entre latitudes 25 graus norte e 30 graus Sul.

Arabica fina cresce melhor em altas altitudes em solo rico, enquanto a Robusta mais forte prefere uma temperatura mais alta e pode prosperar em terreno mais baixo.

O que impacta a qualidade e o sabor do café?

Tudo, desde a variedade da planta, a química do solo, o tempo, a quantidade de chuva e sol, e até mesmo a altitude precisa em que o café cresce pode afetar o sabor do produto final.

Estas variáveis-chave, combinadas com a forma como as cerejas são processadas após a colheita, contribuem para as distinções entre cafés de países, regiões de cultivo e plantações em todo o mundo.

A combinação de fatores é tão complexa, que mesmo a partir de uma única plantação se encontra variação na qualidade e sabor.

O café é cultivado em mais de 50 países ao redor do mundo, incluindo:

Estados Unidos Da América – Hawaii

Embora as fazendas de café são encontradas em todas as ilhas havaianas, é o café Kona, da Grande Ilha do Havaí, que é mais conhecido e sempre em alta demanda. Aqui, a natureza fornece apenas o ambiente certo para as árvores de café nas encostas do vulcão Mauna Loa ativo. As árvores jovens são plantadas em solo negro e vulcânico tão novo que, muitas vezes, parece que os agricultores estão a cultivar mudas em rocha. A sombra da tarde de nuvens tropicais forma um dossel natural sobre as árvores para protegê-las do sol intenso, e chuvas frequentes de ilhas dão às plantas apenas a quantidade certa de chuva. O café Kona é cuidadosamente processado para criar uma deliciosa xícara aromática de corpo médio.

Mexicano

Pequenas fazendas de café mexicanas são mais comuns do que grandes plantações, mas com mais de 100.000 produtores de café, o México é um dos maiores países produtores de café do mundo. A maioria das fazendas está nos estados do Sul de Veracruz, Oaxaca e Chiapas. Uma xícara de café mexicano geralmente oferece um aroma maravilhoso e profundidade de sabor, muitas vezes com uma acentuada nitidez. É um excelente feijão para torras escuros e é muitas vezes usado em misturas. Um café mexicano designado Altura significa que foi cultivado em altas altitudes.

Porto Rico

O café foi trazido de Martinica para Porto Rico em 1736, e no final do século XIX, a ilha era o sexto maior exportador de café do mundo. No entanto, grandes furacões e a concorrência de outros países produtores de café forçaram a ilha a procurar outros meios para a sobrevivência econômica. Hoje, a indústria do café está sendo revivida com café cuidadosamente cultivado a partir de variedades de qualidade Arabica que são produzidos de acordo com os mais altos padrões. Há duas grandes regiões em crescimento na ilha caribenha: Grand Lares na região Centro-Sul, e Yauco Selecto no sudoeste. Ambas as regiões são notadas pelo seu corpo equilibrado e acidez, bem como um aroma frutado.

Guatemala

Embora talvez não tão bem conhecido como alguns de seus vizinhos centro e sul-americanos, o café da Guatemala tem uma qualidade de gosto característico favorecido por muitos por seu sabor rico. Existem três principais regiões em crescimento-Antígua, Coban e Huehuetanango — cada uma com uma paisagem extremamente acidentada e um solo vulcânico Rico. Os microclimas influenciam fortemente a qualidade e o sabor dos “grãos estritamente duros” (cultivados a altitudes de 4500 pés/1370 metros ou mais). Este café encorpado médio a encorpado tem uma profundidade e complexidade de sabor que é quase picante ou chocolate.

Costa Rica

A Costa Rica produz apenas Arábicas processadas por via úmida. Com o seu corpo médio e acidez afiada, é muitas vezes descrito como tendo equilíbrio perfeito. O café Costa-riquenho é cultivado predominantemente em pequenas fazendas, ou fincas. Após a colheita, as cerejas são imediatamente levadas para instalações de processamento de última geração, conhecidas como benefícios, onde começa a transformação por via úmida. A atenção cuidadosa ao processamento de qualidade e métodos de crescimento consciencioso têm construído a reputação da Costa Rica para o café fino.

Fonte: https://loucodocafe.com.br/cafe-gelado/